Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Saiba como reclamar de sua operadora

Publicado por Andréia Scheffer
há 10 anos

Como consumidor de serviços de telecomunicações, você tem o direito de registrar, junto à Anatel, reclamações contra as operadoras de serviços quando considerar que elas não estão cumprindo suas obrigações. Antes de fazer isso, porém, a Anatel recomenda que você se atualize sobre seus direitos como consumidor de serviços de telecomunicações (consulte a seção Seus Direitos), e, principalmente, que siga os passos abaixo:

1. Fale primeiro com a sua operadora. Anote e guarde o protocolo de atendimento que ela lhe fornecer.

A sua operadora é obrigada a lhe fornecer qualquer informação sobre o serviço que você contratou. Também é obrigada a resolver os problemas técnicos ou de cobrança que possam ocorrer – e têm prazos para fazer isso. Assim, em caso de dúvida ou reclamação, sempre fale primeiro com a operadora.Importante: exija e anote o número do protocolo de atendimento da sua operadora. Ele é a prova de que a operadora sabe de seu problema e lhe deve uma resposta.

2. Se a operadora não responder, ou se a resposta não for adequada, entre em contato com a Anatel. Anote e guarde o número que lhe será fornecido.

Caso precise registrar uma reclamação na Anatel, tenha em mãos o número de protocolo da operadora. Você pode entrar em contato com a Anatel por meio da internet; da Central de Atendimento Telefônico, no número 1331 (ou 1332, para deficientes auditivos); ou pessoalmente, nas Salas do Cidadão.

Importante: a Anatel lhe fornecerá um número da solicitação. Anote e tenha essa informação sempre em mãos. Ela será útil sempre que você entrar em contato com a Agência.

3. Aguarde e acompanhe o prazo de cinco dias úteis para resposta.

Assim que recebe sua reclamação, a Anatel a encaminha para a sua operadora de serviços, que terá cinco dias úteis para dar uma resposta ou solução. Será a operadora, e não a Anatel, quem irá lhe responder. Você pode acompanhar o andamento da solicitação pela internet, no site da Anatel, ou ligando para o 1331. Neste último caso, você não precisa nem esperar o atendente. Basta digitar o número da solicitação, quando indicado.

4. A operadora não respondeu ou a resposta não foi adequada? Volte a entrar em contato com a agência.

Se, após cinco dias úteis você não receber uma resposta de sua operadora, entre em contato com os mesmos canais de atendimento da Anatel para reiterar sua reclamação. Caso a operadora tenha respondido, mas a resposta não tiver sido adequada, você tem o prazo de até 15 dias úteis (contados a partir da resposta) para voltar a entrar em contato com a Anatel e solicitar a reabertura da reclamação original.

O que a Anatel faz com as reclamações recebidas contra as operadoras

A Anatel facilita e auxilia a interação com as operadoras de serviços de telecomunicações. E faz isso exigindo que as empresas respondam, com qualidade e em até cinco dias úteis, as reclamações que você registrou.

A Anatel monitora a quantidade e o motivo das reclamações contra cada operadora, o tempo que elas levam para responder e a qualidade das respostas para cobrar delas um nível de atendimento cada vez melhor. Entre outros pontos, a sua reclamação, somada às reclamações dos outros consumidores, nos ajuda a:

1) Calcular e divulgar o Ranking das Operadoras (Índice de Desempenho no Atendimento), que possibilita à sociedade conhecer e comparar as empresas que melhor atendem às demandas do consumidor;

2) Identificar os principais problemas das operadoras e atuar de forma preventiva ou mesmo aprimorar as regras existentes;

3) Realizar, quando necessário, ações de fiscalização e de acompanhamento e controle, que podem resultar em multas contra as operadoras, medidas cautelares ou celebrações de termos de ajustamento de conduta.


Fonte: http://www.anatel.gov.br/consumidor/saiba-como-reclamar-de-sua-operadora

  • Sobre o autorAdvogada Especialista em Trânsito
  • Publicações17
  • Seguidores68
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações7305
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/saiba-como-reclamar-de-sua-operadora/129836857

Informações relacionadas

Rafael Bueno, Advogado
Artigoshá 4 anos

7 canais de reclamação para consumidores que você precisa conhecer

Jean Pierre, Advogado
Artigosano passado

Como processar um provedor de internet? Entenda seus direitos como consumidor!

João Alfredo Ribeiro Pereira, Advogado
Artigoshá 2 anos

Contratei um plano de internet com fidelidade e quero cancelar, devo pagar multa?

Érico Olivieri, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Ação contra empresa de telefonia móvel - Cobrança indevida por serviços após rescisão do contrato

Notíciashá 8 anos

Como processar a Oi, Claro, Tim ou Vivo

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa Tarde,
Gostaria de saber qual o procedimento, caso a Operadora não responda à reclamação feita junto à ANATEL?, porque não vejo muita utilidade nessas reclamações que faço, na ANATEL, uma vez que a Operadora, pelo menos o que me parece, responde se quiser. continuar lendo

Acho meio inútil ela só passar a reclamação para operadora ela tinha que avaliar se a operadora não resolver ela tinha que intervir e multar a operadora que não teve solução decente para seu problema estou uma luta com oi para cancelar o Velox e quem entra em contato a oi que continua me cobrando mais do que eu pago se eu cancelar o velox .obrigado a gente a comprar um produto mais caro ou pagar mais barato para ficar com um serviço desligado. continuar lendo

Boa noite, gostaria de saber como devo proceder quando a Operadora não cumpre aquilo que prometeu, mesmo pagando o plano mensal e quer que eu pague o valor mensal sendo que nunca foi possível usar esse plano de dados da TIM, aqui. continuar lendo