Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

PUIL 372 stj entra em pauta

A decisão que vai mudar o sistema de trânsito

Publicado por Andréia Scheffer
há 4 anos

Entra em pauta o Pedido de Uniformização de Interpretação de Lei nº. 372 no Superior Tribunal de Justiça.

Para quem não está acompanhando, o PUIL 372 visa uniformizar a interpretação da expressão "assegure a ciência" trazida no caput do artigo 282 do Código de Trânsito Brasileiro, vejamos:

Art. 282. Aplicada a penalidade, será expedida notificação ao proprietário do veículo ou ao infrator, por remessa postal ou por qualquer outro meio tecnológico hábil, que assegure a ciência da imposição da penalidade.

A controvérsia basicamente gira em torno da forma mais efetiva de dar ciência ao suposto infrator da penalidade imposta, seja ela de multa, suspensão ou cassação do documento de habilitação.

Considerando que atualmente o sistema dos correios é o responsável pela maioria absoluta dos envios de notificações envolvendo o trânsito, já que a notificação na via eletrônica ainda não apresenta significativa proporção, o julgamento do PUIL 372 vai definir se, para assegurar a ciência do infrator, o órgão de trânsito deve enviar a notificação com aviso de recebimento ou se basta a mera remessa por correspondência simples.

Incluso para julgamento na pauta do STJ no dia 11/03/2020, este tema merece nossa atenção.


E aí? Qual sua opinião sobre o assunto?

  • Sobre o autorAdvogada Especialista em Trânsito
  • Publicações17
  • Seguidores68
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1531
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/puil-372-stj-entra-em-pauta/816323019

Informações relacionadas

⚖ Bruno Lauar Scofield ⚖, Advogado
Modeloshá 2 anos

Contrato de Compra e Venda de Imóvel Rural Ad Mensuram

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tem como asistir o julgamento online pela STJ? continuar lendo

Finalmente o STJ vai criar segurança jurídica!! A expressão é amplamente discutível nos processos e carente de interpretação, muitas vezes prejudicando os condutores. continuar lendo